Era só mais uma manhã entediante ouvindo os barulhos da vizinhança para não me perder em meus próprios pensamentos quando recebi a notificação do celular de uma mensagem da namorada. Ela me mandava a recomendação de um vídeo 🔗 que falava sobre uma banda nova. Sem ela dizer uma palavra, rapidamente entendi como um convite para escutar aquela banda. Escutei, gostei e viciei.

Os Garotin são um daqueles grupos cuja música não sai da cabeça, que eu me pego cantando (e dançando) enquanto faço um café da manhã. A batida contagiante traz uma brasilidade para o Soul, encaixando muito bem com a rítmica de nossa língua. A primeira música que ouvi deles foi "De zero a cem", com uma letra tão rica em sensualidade que dá para se imaginar beijando a pessoa amada enquanto a música toca ao fundo. O refrão grudou tanto na minha cabeça que rapidamente aprendi a tocar no ukulele.

A presença de palco deles é muito boa também! O trio possui uma harmonia nítida na postura como se apresentam e nas suas vozes também. O clipe de Calor e Arrepio representa bem essa dinâmica.

Minha música favorita deles, contudo, é Violão Amarelo. A letra traz uma situação cotidiana de um menino desejando comprar um violão. O que poderia ser apenas um momento transitório fica eternizado na rima e no ritmo. Ouvindo a música, fiquei imaginando o violão como uma metáfora para um amor platônico ou para uma referência a "Ânsia de Ter e o Tédio de Possuir" de Schopenhauer. Acredito, porém, que, além disso, a música descreve uma realidade social, pois o menino está "sem um puto na carteira", podendo ser uma referência à desigualdade social brasileira, reforçada ao descrever o menino como "um pivete", termo geralmente pejorativo para menores de idade em situação de risco. No verso "Não me acorde, eu não quero", escuto o apelo para viver num sonho melhor do que a dura realidade, mas também reflete o que sinto ao escutar as músicas do grupo: um desejo de não sair daquele estado sonoro hipnótico.

Escute, cante e dance Os Garotin! O trio de São Gonçalo foi um dos ganhadores do Grammy Latino em 2024 e é formado por Léo Guima (Leonardo Guimarães), Anchietx (Lucas Anchieta Gonzaga Ribeiro) e Cupertino (Victor Cupertino). Eles estarão presentes no Festival Psica 2025 🔗 em Belém do Pará.